O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Mutirão de catarata
reuniu 80 interessados


Mutirão de catarata reuniu 80 interessados
A prefeitura de Extremoz promoveu a terceira etapa do Mutirão de Catarata na sexta-feira, 07. Oitenta pessoas comparecerem no local da triagem no Centro de Múltiplo Uso, localizado no prédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Os exames foram feitos pelo oftalmologista Araken Britto e o principal critério para obter o benefício da cirurgia era ter a idade a partir de 50 anos.

Essa ação se deveu a parceria firmada entre a Prefeitura de Extremoz e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). O projeto está em sua terceira etapa e já realizou 70 cirurgias. “Ao todo, seriam realizadas 100 cirurgias, mas diante da grande procura dessa última etapa, iremos conseguir a cirurgia para todos os pacientes que atenderem aos critérios, independente do número que vagas ofertadas para o município”, garantiu a secretária de Saúde, Walmira Guedes.

O primeiro mutirão, promovido pela prefeitura de Extremoz foi em maio do corrente ano, no qual já foram realizadas 70 cirurgias. “A procura dessa última vez foi bem maior, o que deu para percebermos a necessidade da população, que sofre de catarata. A prefeitura de Extremoz irá realizar a cirurgia de todos aqueles que participaram do mutirão e está precisando”, concluiu a secretária.

Simples
Atualmente a cirurgia de catarata, turvamento progressivo do cristalino, que interfere na absorção da luz que chega à retina, é realizada em ambulatórios e consultórios e demora apenas alguns minutos. Logo após a intervenção os pacientes recebem alta, vão para casa, necessitando apenas de alguns cuidados essenciais e orientação médica.